Gravidez na Adolescência: a experiência de Haringey

O que a queda na taxa de casos de gravidez na adolescência em Haringey pode nos ensinar?

Matéria do Guardian descreve a queda vertiginosa dos casos de gravidez na adolescência em Haringey, norte de Londres. Entre 2012 e 2013 a queda foi de 37%, muito maior do que em qualquer outra região do Reino Unido.

A reportagem lembra que a gravidez na adolescência pode ser uma desvantagem social. Isso porque tenderia a prejudicar o desempenho escolar o que, por consequência, limitaria possibilidades de inserção profissional futura e autonomia econômica. A recíproca, segundo a matéria, seria também verdadeira, havendo uma retroalimentação nos contextos que envolvem desempenho escolar, gravidez na adolescência, exclusão social e inserção profissional.

Em Haringey à medida que o desempenho escolar dos jovens melhorou, as taxas de gravidez na adolescência começaram a declinar.

Outro fator salientado como extremamente positivo para o resultado obtido foi o de assegurar que os jovens e a comunidade em geral estejam envolvidos no elaboração de materiais que promovam os serviços locais de contracepção e saúde reprodutiva. Logo, não é preciso ressaltar que tais serviços precisam existir e funcionar para que, então, sejam promovidos.

Dessa forma, a matéria ressalta que a redução nas taxas de gravidez na adolescência não pode ser tributada a uma única e exclusiva forma de intervenção. Trata-se, como assinalado, do ponto culminante de um processo bem planejado que conta com a colaboração de diversos atores na implementação de estratégias de prevenção.

Leia a matéria completa:

How we halved teenage pregnancy rates in Haringey

 

Anúncios

Autor: jccoimbra

a reader, above all

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s