Um livro sobre Justiça Restaurativa

O livro de , ‘Justiça Restaurativa: da teoria à prática‘, oriundo de dissertação de mesmo título, oferece-nos não apenas um percurso bastante cuidadoso e instruído acerca do tema a que se propõe, mas também permite, de forma sintética e objetiva, o acesso a uma série de questões e dados que perpassam as discussões sobre Criminologia, Direitos Humanos e Sistema de Justiça.

Nesse cenário, o pano de fundo refere-se a interrogações sobre o acesso à Justiça no Brasil. As considerações sobre os pontos de contato e as diferenças entre mediação e justiça restaurativa são bastante esclarecedoras. Da mesma forma, as análises sobre as diferentes formas de práticas restaurativas e suas diversas maneiras de se relacionar com o aparato judicial permitem-nos acompanhar as dificuldades existentes para o funcionamento tanto da Justiça Restaurativa quanto da Mediação.

O trabalho de Raffaella Pallamolla, por fim, ao analisar diversas práticas no Brasil e no exterior, bem como a Resolução Ecosoc 12/2002 e o PL 7006/06, revela-nos os riscos, os impasses e as diretrizes que se apresentam no horizonte de implementação de práticas que buscam distanciamento do modelo retributivo.

 

 

Anúncios

Autor: jccoimbra

a reader, above all

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s