Adoção por homossexuais na Colômbia: o testemunho de um adolescente

Em 19/2 publicamos nota sobre o aumento de adoções por homossexuais no Reino Unido.

Um dia antes a BBC publicou em seu sítio eletrônico em espanhol uma interessante matéria que se alinhava ao tema do post mencionado acima: ‘El testimonio de un adolescente que agitó el debate sobre la adopción gay en Colombia’.

Apresentamos abaixo de forma livre uma versão das principais partes dessa matéria da BBC.

O foco inicial da reportagem é o testemunho do adolescente Sebastian Villalobos disponibilizado em seu canal no Youtube. Esse testemunho naquele momento já havia tido mais de 700.000 visualizações, sendo o seu canal assinado por mais de 1 milhão de pessoas.

Nesse testemunho, Sebastian fala de sua vida, da vida de seus irmãos, da família que se constituiu com eles e suas duas mães e da forma como se deparou com a questão da homossexualidade dessas mães.

Esse testemunho encontra sua força diante do momento em que essa discussão encontra-se na Colômbia.

A Corte Constitucional daquele país deveria se manifestar ainda naquela semana sobre o direito de casais homossexuais poderem ou não adotar filhos.

Em casos isolados, já teria havido, segundo a matéria, manifestações favoráveis do judiciário. Todavia, o passo agora seria no sentido de ampliar o acesso a esse direito.

No rastro dessas discussões, a Faculdade de Medicina da Universidade de La Sabana fez chegar à Corte manifestação na qual apontava com base em ‘conhecimento científico’ que a saúde de homossexuais seria mais débil do que a de heterossexuais e que não haveria condições de haver nesse contexto possibilidades de acolhimento a uma criança.

Essa manifestação suscitou fortes reações. As discussões a partir daí tiveram desdobramentos. Um deles: a demissão de um jornalista que se posicionou frontalmente contrário ao parecer da Universidade de La Sabana, questionando, inclusive, seus pressupostos.

Leia a matéria completa aqui.

Em tempo: A Corte Constitucional da Colômbia manifestou-se contra a possibilidade de adoção por casais homossexuais, à exceção de quando se tratar de adoção por cônjuge. Todavia, a Corte remeteu o tema ao Congresso, demandando que o mesmo seja objeto de análise e legislação. Leia mais nesta reportagem do jornal El Espectador.

Veja o testemunho de Sebastian Villalobos:

Anúncios

Autor: jccoimbra

a reader, above all

Uma consideração sobre “Adoção por homossexuais na Colômbia: o testemunho de um adolescente”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s