A Divisão: Injustiça americana na era da desigualdade

Em abril o NYT publicou uma resenha bastante instigante do livro de Matt Taibbi, ‘The Divide’, American Injustice in the Age of the Wealth Gap.

A premissa do livro é a seguinte: o aumento da desigualdade socioeconômica nos Estados Unidos tem por consequência a criação de dois tipos de aparatos judiciais criminais destinados a funcionar conforme a classe social e econômica daquele que é levado à máquina judicial.

Embora isso possa parecer trivial, o autor realizou um trabalho bastante interessante ao mostrar como esse processo acabou por se constituir historicamente nos EUA e quais os efeitos que daí advêm.

Particularmente, a resenha destaca uma série de situações em que, de fato, apenas homens negros seriam levados a julgamento nos EUA por certos crimes, ao mesmo tempo em que é diminuta quantidade de ações judiciais diante da explosão de casos relativos a crimes financeiros, nos quais os protagonistas são homens brancos e ‘ricos’. Em um dos casos, evidencia-se, inclusive, a quase impossibilidade do sistema judicial em ouvir os argumentos do acusado, dada sua filiação socioeconômica.

Leia a resenha de Timothy Noah: http://nyti.ms/QQ8F7V

 

 

 

Anúncios

Autor: jccoimbra

a reader, above all

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s