A organização profissional de psicólogos no Brasil e na Argentina, diferenças?

Recebemos uma mensagem bastante interessante, feita a partir da leitura do artigo ETICA Y PERICIA PSICOLOGICA, de MARÍA DE LOS ANGELES IZCURDIA e da STELLA MARIS PUHL, que divulgamos há alguns meses, na qual nos era indagado se as instituições de representação profissional do psicólogo na Argentina seriam diferentes daquelas existentes no Brasil quanto ao modo como os profissionais vinculam-se a elas. A dúvida tinha por base a existência ou não de um Código de Ética Profissional unificado na Argentina que valesse para todos os psicólogos.

Não temos certeza quanto a isso. Contudo, realizamos um breve levantamento cujo resultado segue abaixo:

1. Nossa  conclusão provisória é que a estrutura dos órgãos profissionais de psicologia na argentina é diferente da brasileira.

2. Há uma federação de psicólogos da argentina: http://www.fepra.org.ar/

3. A partir deles existe um código nacional de ética, que, em sua elaboração, contou com a colaboração dos colégios regionais:

http://www.fepra.org.ar/index.php/codigo-etica

4. Contudo, quando se visita o sítio eletrônico de um colégio regional, como o de Buenos Aires, não existe nenhuma menção ao código nacional de ética (ou ao menos eu não o encontrei…sendo certo dizer que isso não aparece com destaque, ao menos):

http://www.colpsiba.org.ar/

5. No Colégio de Psicólogos da Província de Tucuman temos quase o mesmo quadro:

http://www.colpsicologostuc.org.ar/

6. No Colégio de Buenos Aires aparece, por sua vez, um código de ética desse Colégio Profissional: http://www.colpsiba.org.ar/images/documentos/CodigoEtica.pdf

7. Assim, embora tenhamos identificado a existência de um Código Nacional de Ética, aparentemente, trata-se de documento que não aparece com destaque nas entidades regionais de representação profissional. Isso é tanto mais verdadeiro quanto, por exemplo, no Colégio de Buenos Aires, há, por sua vez, um Código de Ética próprio, daquele Colégio.

Caso haja alguma informação nova a respeito desse assunto, ou comentário acerca deste post, não deixem de compartilhá-la conosco.

Anúncios

Autor: jccoimbra

a reader, above all

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s