O futuro do trabalho, segundo Silvio Meira

O resumo da palestra do professor Silvio Meira, proferida em agosto a convite do Caderno Boa Chance, de O Globo, pode ser lido neste link: http://oglobo.globo.com/emprego/desaprender-da-mais-trabalho-do-que-aprender-diz-silvio-meira-9858291 

Os slides da conferência estão aqui: http://bit.ly/1fJv3Fo

Em princípio a palestra não teria nenhuma conexão com o tema deste blog, interface entre psicologia e justiça. Mas será mesmo assim?

O que poderíamos falar sobre o mercado no qual nos inserimos, o campo no qual trabalhamos, e que se configura como essa interface entre ‘psicologia e justiça’? Ele é novo? É antigo? Tem mudado? Nosso papel e função aí, quais são suas características? Quais são as oportunidades de trabalho nesse campo? Essas oportunidades têm aumentado ou não? Por quê? Quais os desafios da inserção nesse campo?

De uma maneira ou de outra, algumas respostas têm sido oferecidas às indagações acima. Mas, considerando o quanto o campo mudou nos últimos 10 anos, estamos de fato atentos a essas mudanças e ao seu sentido? Manejo de cadastros informatizados, violência contra a mulher, violência contra o idoso, obrigatoriedade de trabalho com grupos (segundo o ECA e a Lei Maria da Penha), responsabilidades compartilhadas entre poder judiciário e executivo…perícia, mediação…a lista poderia continuar ainda um pouco mais. Algo da palestra do professor Silvio Meira nos ajudaria a analisar esse quadro?

Algumas matérias sobre o futuro do trabalho publicadas no caderno Boa Chance estão aqui: http://oglobo.globo.com/infograficos/boa-chance-especial/

Anúncios

Autor: jccoimbra

a reader, above all

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s