Grupo de Estudos em Diversidade na Escola: 17 SET

Grupo de estudos em diversidade sexual na escola retoma atividadesAgora com novo horário e local, o grupo espera agregar mais profissionais de educação Com o fim da greve na UFRJ, o Projeto Diversidade Sexual na Escola retoma os encontros do gr…

Anúncios

Image001


Grupo de estudos em diversidade sexual
na escola retoma atividades
Agora com novo horário e local, o grupo espera agregar mais profissionais de educação

Com o fim da greve na UFRJ, o Projeto Diversidade Sexual na Escola retoma os encontros do grupo de estudos sobre sexualidade, diversidade, gênero e educação. As reuniões acontecem agora no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) no Centro do Rio, na terceira segunda-feira de cada mês, das 18h às 21h. O novo horário e local surgiram para permitir que mais profissionais de educação possam participar do grupo, que já conta com estudantes e pesquisadores/as.
O grupo é aberto – qualquer pessoa, com qualquer formação, pode participar, desde que esteja interessada no tema. Para isso, basta comparecer no dia e horário da reunião. Para cada encontro será indicado um texto ou outros materiais específicos, que podem ser acessados pela página do projeto.
O Projeto Diversidade Sexual na Escola é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Instituto de Psicologia e à Divisão de Integração Universidade Comunidade da Pró-Reitoria de Extensão, realizado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Como ações principais, o projeto realiza atividades de formação e sensibilização junto a profissionais de educação da rede pública, além do desenvolvimento de materiais de orientação para educadores/as.
 
PRÓXIMO ENCONTRO
Dia 17 de setembro, às 18h
IFCS | Largo de São Francisco, s/n | Sala 317 | Centro | Rio de Janeiro
Tema: Homofobia: discutindo um conceito
Texto para leitura
Homofobia: limites e possibilidades de um conceito em meio a disputas
Rogério Diniz Junqueira
Resumo
O artigo problematiza o conceito de homofobia e a eficácia do seu emprego. Ao indicar potencialidades e limites do conceito frente a diferentes abordagens, questiona se ele seria ainda capaz de produzir os efeitos dele esperados ou se deveria ser ressignificado, abandonado, substituído ou conviver com os demais. Os nexos entre homofobia e outros fenômenos sociais parecem exigir conceitos que permitam uma abordagem mais aprofundada do fenômeno e das articulações entre corpo, gênero, raça/etnia, sexualidade etc. Os resultados do empenho antihomofóbico dependem das disputas travadas não só entre setores contrapostos quanto à possibilidade de se promover ou não o reconhecimento da diversidade sexual, mas também dos conflitos dentro de cada um desses setores. No interior do campo da anti-homofobia, podem assumir relevância as tensões relativas aos diferentes entendimentos acerca da homofobia e os interesses envolvidos em distintas modalidades de promoção da diversidade. 
Acesse a página do projeto para baixar o artigo completo:
Maiores informações: (21) 2598-9266/9258 ou diversidade@.ufrj.br

Pró-Reitoria de Extensão
Divisão de Integração Universidade Comunidade

Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

 

Autor: jccoimbra

a reader, above all

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s