$1 million case against state in adoption-immigration snafu can move forward – Trove

via oregonlive.com O tipo de caso envolvendo Blanca Starr já foi bastante comum nos EUA, e aqui mesmo no blog publicamos há tempos casos envolvendo brasileiros na mesma situação. Mudanças na legislação do país alteraram esse tipo de procedimento, …

Anúncios
Media_httpmediaoregon_ehbex

O tipo de caso envolvendo Blanca Starr já foi bastante comum nos EUA, e aqui mesmo no blog publicamos há tempos casos envolvendo brasileiros na mesma situação.
Mudanças na legislação do país alteraram esse tipo de procedimento, mesmo antes dos EUA terem ratificado a Convenção de Haia, a qual, garante nos casos de adoção internacional a cidadania ao adotado do país de destino (embora, na prática, não automaticamente).
No caso de Blanca Starr o que chama a atenção foi a iniciativa dos pais em regularizar a situação dela nos EUA não ter sido concluída devido a erro de informação dos órgãos públicos envolvidos. Os pais dela foram informados de que não precisariam fazer nada de adicional para que a menina mexicana adquirisse a cidadania americana.
Os efeitos práticos na vida da família e na de Blanca Starr de não ser cidadã americana estão descritos na matéria, inclusive, talvez, a necessidade de ficar 10 anos fora do país para depois pleitear uma chance de retorno. Ela foi para os EUA com menos de cinco anos de idade.
Esse caso de adoção internacional não deixa de suscitar em nós uma pergunta, dentre tantas outras: o que, afinal, deveria definir a cidadania e a inserção do sujeito em uma comunidade, caracterizando seus direitos e deveres? Em tempos de globalização, quem seria o dito cidadão-global?

Autor: jccoimbra

a reader, above all

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s