Mapa da violência revela que aumento de homicídios no Brasil teve como motor a morte de jovens

via oglobo.globo.com O tema é muito importante, por isso vale um post duplicado. Tal como adiantou o Eduardo Brandão aqui no blogue, a mais recente edição do Mapa da Violência merece ser lida por todos. Mais uma vez aquilo que poderia ser nos…

Anúncios
Media_httpogloboglobo_htoir

O tema é muito importante, por isso vale um post duplicado. Tal como adiantou o Eduardo Brandão aqui no blogue, a mais recente edição do Mapa da Violência merece ser lida por todos. Mais uma vez aquilo que poderia ser nossa impressão do cotidiano encontra matéria prima para análise: os jovens brasileiros continuam a ser as principais vítimas da violência no país. Nada menos do que 39,7% “dos óbitos, na população de 15 a 24 anos, foram provocados por assassinatos”. Além disso, tal como apontado no ano passado, negros são mais assassinados do que brancos. Esta matéria de O Globo on line [publicada na versão impressa em 25.02.2011] contém o link para a íntegra do documento.

Essas informações devem ser interpretadas em conjunto com os dados do Relatório do Unicef, o qual informa que 81 mil adolescentes brasileiros de 15 a 19 anos de idade foram assassinados entre 1998 e 2000. Diferentemente do que ocorre em outros países, aqui o número de adolescentes mortos em acidentes de trânsito e outras causas violentas é menor do que o número de assassinatos.

Outro dado relevante é o crescimento dos casos de gravidez na adolescência, sobretudo nas regiões norte e nordeste, onde há cidades com os maiores índices de prostituição infantil.

Os dados do relatório foram comentados em matéria de O Globo [Jailton de Carvalho, O País, 26.02.11, p.13] e por Glaucio Soares em sua newsletter. Em tempo: com base nesses levantamentos, o Brasil seria o 6º país mais violento do mundo. 

Autor: jccoimbra

a reader, above all

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s